sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

AOS ESTUDANTES DE OUTROS CURSOS DA BAHIANA.

Gostaríamos de esclarecer algumas coisas sobre o nosso movimento:

1. Nós, em momento algum, interferimos ou tivemos a intenção de interferir nas atividades dos outros cursos. Sabemos exatamente contra o quê estamos protestando e os nossos objetivos com isso. Não paramos o campus de Brotas nem do Cabula, não interferimos nas atividades dos vestibulandos. A decisão de fechar o Cabula partiu única e exclusivamente da faculdade. Não prejudicamos ninguém, exceto nós mesmos, por termos em mente objetivos importantes que superam os riscos que corremos.

2. Nossa justificativa contra o aumento da mensalidade nada tem a ver com a mensalidade dos outros cursos. O valor do curso deve ser compatível com o gasto de cada um, seja com estrutura, com corpo docente, com materiais etc. Estamos procurando entender o aumento exorbitante que vem acontecendo na nossa mensalidade. Nosso objetivo maior é a melhoria da nossa formação. Temos plena consciência da independência dos cursos. No entanto, em um movimento que envolve muitas pessoas, podem ter surgido comentários pessoais infelizes em relação aos outros cursos com os quais o movimento como um todo não concorda. As pessoas são livres para dizer o que querem, contudo, o discurso de um indivíduo não representa a opinião do grupo. Se algum colega fez um comentário infeliz em algum momento, não correspondeu ao ideal do movimento.

3. Entendemos que a atuação dos coordenadores, ao citar o ato médico como ponto para que outros cursos não aderissem ao movimento dos estudantes de medicina, sugere apenas tentativa de colocar os cursos uns contra os outros. Nos perguntamos cadê o incentivo à interdisciplinarridade por parte dessa instituição que almeja se tornar universidade. Nosso movimento nada tem a ver com ato médico ou supremacia de nosso curo (que não tem fundamento). Assim como vocês, somos, antes de qualquer coisa, estudantes e nos comportamos como tal. Temos nossos ideais nos quais acreditamos e pelos quais lutamos.

4. Pedimos que sejam prudentes com o que escutam assim como estamos sendo prudentes com nossas ações e o que falamos enquanto movimento.

5. Estamos abertos aos outros cursos que queiram abraçar nossa causa e lutar junto. Sabemos que existem muitos pontos de reivindicações em comum e também específicos de cada curso. Ao atuarmos de forma ativa no nosso ambiente de formação acadêmica, estaremos construindo nossos cursos. Dessa forma, estes serão cada vez mais satisfatórios e voltados à formação dos profissioais que desejamos ser . Unidos temos muito mais voz.

3 comentários:

  1. Fecharam a nota da matéria destinada à elaboração dos projetos de monografias (7º semestre) sem a entrega dos projetos!!!!!!!!!! oO

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, eu to com dois livros pra devolver em Nazaré, to com multa, o que que eu faço? Infelizmente não estou podendo comparecer na greve, por isso não sei se a biblioteca de Nazaré está aberta e quero saber se terei de pagar a multa?? :S Por favor, me aconselhem e me direcionem aí por favor! Grato.

    ResponderExcluir
  3. A biblioteca de Brotas está recebendo os livros e não está cobrando as multas. Ontem fui la para devolver os meus.

    ResponderExcluir