segunda-feira, 30 de novembro de 2009

BOAS NOTÍCIAS!!

Colegas,

É com muito entusiasmo que viemos informar que conseguimos hoje protocolar o ofício na faculdade pedindo uma reunião! Tivemos muita dificuldade, de inicio a faculdade negou-se a receber o ofício. Contudo, a perseverança de nossas colegas não permitiu que a faculdade ignorasse mais uma vez o nosso movimento.

Vale lembrar que essa conquista não seria possível sem a pressão feita por telefone uma mãe para que o documento fosse aceito.

Tivemos uma mostra de o quanto a ajuda dos pais é importante para o nosso movimento, principalmente como instrumento de pressão.

A presença do maior número possível de pais amanhã na reunião, portanto, é fundamental e será de grande valia para o sucesso da nossas reivindicações.

Continuemos firmes pela nossa causa.

REUNIÃO COM PAIS

CONVITE:

Convidamos os Senhores pais para uma reunião dia 01/12/09 às 19 horas no Sindicato dos Bancários, Ladeira dos Aflitos, Centro.

Gostaríamos que todos comparecessem para opinar, debater e/ou ouvir o que temos a dizer.
Nessa reunião iremos esclarecer nossos objetivos e informar os senhores sobre acontecimentos.

Contamos com a presença dos senhores.

Atenciosamente,

Estudantes em Greve.

domingo, 29 de novembro de 2009

O QUE VAI ACONTECER AMANHÃ- 30/11/09

TODO MUNDO EM NAZARÉ!!
A PARTIR DAS 5H30, NORMALMENTE!
ASSEMBLÉIA AMANHÃ, 9H30...

Fotos: O QUE ACONTECEU HOJE?



1- Depois da ameaça de ter o cadeado partido com um martelo...
2- Seu Sílvio finalmente abrindo os portões para o oficial de justiça e as vestibulandas...

PS.: Só Seu Sílvio que trabalha nessa faculdade!!!

O QUE ACONTECEU HOJE - 29/11



Hoje o movimento foi parar em Brotas e tava programado pra começar às 12h30, DEPOIS da vivência dis vestibulandos.
No entanto, quando o pessoal chegou por volta de 10h30, 11h, havia um oficial de justiça com mandado de segurança para algumas vestibulandas, cuja pontuação correspondia com a classificação para a etapa de hoje, entrarem na vivência. A faculdade ficou por algum tempo, mais de 1 hora, impedindo a entrada do OFICIAL DE JUSTIÇA, tal qual o faz com nós, estudantes! Pelo menos, o oficial, após a chegada da PM, conseguiu entrar com as vestibulandas!
Ficamos, então aguardando a saída de alguém que pudesse receber nosso ofício de reunião... (você, leitor, deve estar pensando: ainda o ofício? Pois é, estão recusando de toda a forma, até quando um pai tentou mediar essa relação).
Após a saída dos vestibulandos, o pessoal ficou nos portões em um movimento pacífico, cantando as paródias e os gritos. Depois de um tempo, quando a coordenadora do curso de Medicina, Dra. Marta, saía de carro, pedimos que ela conversasse conosco ou recebesse nosso ofício. Ela não pôde receber o ofício, mas disse e enfatizou que não era capaz de responder nossas questões sobre as provas, as aulas e, também, da reunião.

Ah, importante falar que antes do vestibular, nosso protesto foi inusitado, mas bem representativo. Deem uma olhada nas fotos!

sábado, 28 de novembro de 2009

Programação de domingo (29/11)

Amanhã, durante a vivência, devemos ir de PRETO, nariz de palhaço e apito, para protestar no Campus de Brotas.

Não temos intenção nenhuma de atrapalhar e, por isso, o protesto começará as 10:30h!

É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE TODOS PARTICIPEM!!!
Devido ao escândalo da fraude no vestibular da bahiana, a mídia estará lá e precisamos mostrar à sociedade o quanto estamos insatisfeitos, por isso precisamos de muita gente. E o mais importante de tudo: NOSSA DIRETORA ESTARÁ LÁ EM BROTAS PARTICIPANDO DO VESTIBULAR... nao haverá oportunidade melhor para chamarmos ela para uma conversa (ainda mais na presença da mídia...)

AMANHÃ, DE PRETO, ÀS 10:30H!

SAIU NO A TARDE DE HOJE!!

Saiu na capa do jornal à tarde de hoje (28/11/09) uma reportagem anunciando "SUSPEIRA DE FRAUDE NO VESTIBULAR DA BAHIANA". Segundo a reportagem, pelo menos quatro estudantes que perderam o vestibular acertaram mais questões do que alguns alunos que foram aprovados para segunda fase. O advogado das estudantes deu entrada ontem no Poder Judiciário com um podido de mandado de segurança para que elas fizessem a segunda fase do vestibular. Foram pedir explicações para a empresa responsável pela prova e como nós foram ignoradas.

Essa reportagem serve como mais um motivo para abrirmos os olhos em relação à Bahiana.

Será que essas estudantes que nem entraram na faculdade ainda também estão sendo manipuladas por os estudantes em greve?

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Acesso impedido de estudante de Medicina no Campus de Brotas

Hoje os alunos de medicina foram impedidos de entrar no campus de Brotas por ordem da faculdade. Os portões foram trancados.


O que vcs acham disso?

Informação NÃO procede!

"Hoje, durante a tarde e a noite, a faculdade ligou para todos os alunos do campus do Cabula e cancelou TODAS as atividades que seriam realizadas amanhã, SÁBADO. Dentre as atividades estão: apresentação de monografia, provas, 2 chamada, apresentação de artigos,...
O argumento é a PROVÁVEL manifestação dos grevistas de medicina!"
(Comentário de Che)
A intenção é gerar revolta no curso de biomedicina, já que o calendário vai ser estendido, e fazer com que eles nao apóiem a greve.
É importante que se divulgue que nós não temos participação alguma nisso.

FOI DITO NA NET

Comentario postado por internauta no site do A TARDE sobre matéria que abordava a greve.


Leitor: Gilson Bispo (27/11/2009 - 14:29)
"É inacreditável que uma instituição de ensino como a ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA ASSUMA POSTURA TÃO RADICAL E ANTIDEMOCRÁTICA FRENTE Á MOBILIZAÇÃO LEGITIMA de alunos que questionam não apenas o aumento na mensalidade, mas principalmente a QUALIDADE do curso de medicina oferecido hoje por esta renomada instituição. Como é possível conceber a idéia de uma postura autoritária, de negação ao diálogo e ao debate por parte de uma instituição de ensino? Será que estamos nos esquecendo do PREÂMBULO DA NOSSA CARTA MAGNA QUE NOS GARANTE: ‘Um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias. .. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.” Eu, como cidadão de direitos, venho utilizar este meio de comunicação para publicamente solicitar aos representantes da ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA QUE: CONECTEM OS CANAIS DE DIÁLOGO COM OS ALUNOS DESTA INSTITUIÇÃO ACADÊMICA, a fim de avaliarem juntos os problemas em questão e, encontrar um meio democrático de superar as deficiências existentes. Acredito que não há mais espaço em nossa sociedade para jovens ALIENADOS, portanto que estes estudantes possam exercer o direito que lhes é assegurado por lei."

PROGRAMAÇÃO DIA 28/11/2009

Foi combinado hoje em assembléia que amanhã pela manhã estaremos no campus de nazaré no horário de sempre para continuarmos com a greve.

URGENTE!!!

Galera,

Estamos todos em BRotas, venham o mais rápido possível.
A Bahiana fechou as portas do castelinho (não tinha nenhum estudante lá) e CONTINUA SE RECUSANDO a protocolar o nosso ofício sobre a reunião!!

Lembrando que assembléia será aqui no campus de Brotas às 14h.

Esperamos vocês aqui!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O QUE VAI ACONTECER AMANHÃ – 27/11

Na assembléia de hoje, combinamos que amanhã o movimento será em Nazaré, como vem acontecendo nos últimos dias.
Vai haver também uma nova assembléia, às 14h.

Contamos com a presença de todos!!!!!!

ASSEMBLÉIA - 26/11

Um dos pontos principais da discussão de hoje foi: Precisamos contar com o apoio também dos pais. Para isso, nós vamos marcar uma reunião com os pais, para então expormos toda a nossa situação e contarmos com a sua força. Essa reunião acontecerá na segunda-feira, dia 30/11. Vamos enviar um convite aos pais.
Ficou decidido que será enviada uma carta aos professores, em nome dos estudantes em greve, ainda esta noite. A carta também será disponibilizada aqui no blog, mais tarde.

O QUE ACONTECEU HOJE- 26/11

Hoje as atividades foram um pouco diferentes. O movimento se multiplicou e começou em Nazaré e em Brotas (em frente à Fundação) por volta das 5h30. A faculdade, em Nazaré, continuou fechada, não abriu como fez durante a semana, lembrando que isso é uma decisão da Bahiana. Em Brotas, depois que os primeiros funcionários foram barrados, não houve mais movimento de funcionários, ninguém mais apareceu para trabalhar, inclusive Dra. Maria Luiza. Lá mesmo em Brotas, por volta de 11h, chegaram grupos dos cursos de Fisioterapia e Psicologia dando apoio à nossa causa. É muito bom o contar com o apoio dessas pessoas!

PROGRAMAÇÃO DA TARDE 26/11

Gente, hoje, às 15h, vai haver ASSEMBLÉIA em Brotas.
Vamos nos encontrar frente ao "Castelinho".
PRECISAM SER FEITOS ALGUNS REPASSES E TOMADAS ALGUMAS DECISÕES. COMPAREÇAM!!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Carta aos Pais

Para ter acesso a Carta, faça o download pelo link, no lado direito da tela!

O QUE VAI ACONTECER AMANHÃ 26/11

Amanhã, um grupo de pessoas irá para o campus de Nazaré, no mesmo horário, 5h30, para dar continuidade ao movimento. No entanto é necessário que a grande força se concentre na PRAIA, de onde vamos começar o movimento amanhã, também às 5h30. Como Salvador tem inúmeras praias, ligue para um amigo que esteve presente na assembléia de hoje para saber em qual praia vamos nos encontrar!
CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS! Não se esqueça de procurar saber em qual praia será o encontro!

ASSEMBLÉIA - 25/11

A assembléia ocorreu hoje, à partir das 12h. Ficou decidido que será enviada uma carta para a faculdade, propondo uma nova reunião, mantendo as nossas pautas mínimas da reunião. Vale lembrar que foi decidido que os nomes das pessoas que irão para a reunião não deve ser divulgado com antecedência, já que o importante são os assuntos da discussão e não quem vai discutir. A apresentação da planilha detalhada, com justificativa, também detalhada, para o aumento dos gastos foi um dos tópicos mais reforçados da pauta.

NOVIDADES -25/11

Algumas turmas levaram um feed-back do que está acontecendo nas reuniões de cada semestre. Vamos colocar um resumo do que foi dito, se alguma informação estiver equivocada, por favor, comentem e nos ajudem a passar tudo da maneira mais correta possível:

1º Semestre: Houve uma reunião pela manhã em Nazaré, onde ficou decido que a turma não vai comparecer às provas e às atividades de outras matérias.

3º Semestre: Vai haver assembléia hoje à noite na casa de uma das pessoas da sala para resolver as questões das atividades pendentes.

4º Semestre: O pessoal também concordou em não fazer as provas e outras atividades.

5º Semestre: Vai haver uma assembléia em Brotas amanhã de manhã para decidir sobre as atitudes que serão tomadas.

6º Semestre: A turma se reuniu hoje em Brotas, pela manhã, e decidiu que não fazer prova e colheram assinatura de todos que concordaram. Vão propor a remarcação das provas quando todos os alunos da turma estiverem em Salvador.

Se houver mais novidades, fiquem à vontade para comentar e enriquecer o nosso movimento.

Novidades!

O pessoal do 3º semestre não compareceu na prova de Saúde da Família, que havia sido remarcada em Pau da Lima, às 14h! Ninguém fez a prova!!

Ontem, por volta de 23h, o 4º semestre recebeu um e-mail cancelando a prova de patologia, que aconteceria hoje. Parece que a 4ª nota será pela freqüência nas aulas!

A mostra de vídeos de PS, do pessoal do 1º e 2º semestre, foi cancelada!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

O que é Orçamento Participativo...

A famosa Planilha Aberta que a gente tanto pede?

O orçamento participativo surgiu como um mecanismo governamental que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos. Esse modelo de gestão das finanças foi adaptado à Universidade, como por exemplo na UCS (Universidade de Caxias do Sul), após uma movimentação realizada pelos estudantes por perceberem que a gestão financeira não estava atenta às prioridades dos/das estudantes. Havia uma inversão de prioridades.

O OP funciona em 3 etapas:
1) pesquisa estudantil em sala de aula para que esses possam enumerar prioridades entre diversos tópicos (ex: pesquisa, lab. de informática, qualidade profissional de ensino).
2) Realiza-se uma assembléia para eleger representantes que irão participar da etapa final da OP.
3) Plenária final - Os representantes eleitos irão, com base nas opiniões estabelecidas pelos estudantes na primeira etapa, apontar as prioridades de investimentos financeiros para a gestão de finanças da faculdade. Dessa plenária, também se elegem alguns estudantes responsáveis por fiscalizar se os investimentos estão realmente sendo aplicados nos quesitos apontados pelos representantes

Entendemos que o OP é um excelente instrumento de construção coletiva de uma faculdade melhor e mais democrática para seus estudantes. Seria uma grande conquista se nós pudéssemos participar das decisões sobre onde investir na nossa formação.

O QUE VAI ACONTECER AMANHÃ, 25/11/09

Gente, aí vai uma programação para amanhã:

- Estudantes no campus de Nazaré: 5h30 da manhã!
- Assembléia Geral marcada: 12h!
É muito importante a presença do maior número possível de alunos nesse horário, porque serão feitos repasses das atividades das comissões e serão tomadas decisões sobre o rumo da greve!!
- Entre 15h e 18h é necessário que TODOS NÓS estejamos na portaria de Nazaré, nesse horário deveria acontecer a prova de patologia do 4º semestre!

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS!

SOBRE A SUPOSTA REUNIÃO...

Galera,

A reuniao que achavamos que estava marcada hoje, as 17h, com a Diretoria da Escola foi NEGADA, pois Dra. Maria Luiza Solliani só aceita conversar com os representantes de série, nao aceitando nossa proposta de se reunir com os estudantes que estao mais CAPACITADOS e envolvidos na manifestação.

Por que nao aceitamos a proposta dela?

Como sabem, nem todos os representantes de série estao envolvidos na paralisaçao e nao sao, portanto, aptos para um dialogo afim de discutir nossos principais pontos de reivindicação (expostos ontem, aqui no blog).

Além disso, esta havendo uma divulgaçao de que o movimento é um protesto apenas do DAPS, e, entao, esta havendo uma resistencia de conversaçao com alunos que façam parte do Diretorio Academico. É importante esclarecer que A INSATISFAÇÃO É GERAL, e houve adesão de muitos alunos “extra-DA” e esta afirmaçao é sem fundamento. Somos todos igualmente estudantes e estamos pedindo o que nos é de direito,uma educaçao de qualidade.

Nao se trata de “birra” para nao ceder a Diretoria. Na verdade, esta nunca nos procurou diretamente, tentando um dialogo para a marcaçao da tal reuniao. Quem estava, ate entao, conversando conosco foi Suzana Vasconcelos, professora do 1 semestre, de Metodologia Instrumental, que foi quem nos informou da recusa da nossa proposta de conversa, ja que NEM ISSO foi feito.

Portanto, até que a DIRETORIA nos procure a fim de estabelecer um acordo, CONTINUAREMOS COM NOSSO PROTESTO!

Hoje à tarde:

Gente, vamos nos reunir a partir das 13h30 lá em Nazaré...
a imprensa ficou de aparecer por volta das 14h ou 14h30.

Para Pensar..

NÃO EXISTE MEIA GREVE

"Não existem direitos pela metade, ninguém é aluno pela metade, ninguém é cidadão pela metade e eu nunca ouvi falar que uma greve possa ser pela metade. Essa greve vai muito além do que um aumento na mensalidade, ela põe em discussão as atitudes éticas e morais que permeiam o nosso meio acadêmico. Formação não é apenas receber um diploma numa festa simbólica, formação é fazer valer um juramento pelo resto de nossas vidas perante toda a sociedade. Como podemos fazer valer nossos valores profissionais se nem ao menos eles são respeitados pela nossa faculdade? Ou pior, como podemos questionar nossos direitos se nem ao menos respeitamos o direito de uma comunidade acadêmica em realizar a sua greve? (...). Devem se lembrar que, mais do que colegas de faculdade, fazemos parte um da história do outro pelo resto das nossas vidas e qual é a história que queremos construir juntos?

Antes de tudo, Eu acredito em nós mesmos!!! Greves não se fazem pela metade, só se você se achar capaz de ser apenas 50% vitorioso...

Pensem nisso!!!! "

Roberto Meireles, 3º Semestre do curso de Medicina da EBMSP

Novidades - Manhã

Galera, vamos atualizar os ocorridos da manhã de hoje.

Provas:
A faculdade resolveu, ontem à tarde, mudar a prova do pessoal do 7º semestre para a Plataforma Virtual Moodle. Foi mandado um email para essa turma por Dra. Marta, às 11:26 da manhã, avisando que a prova que seria presencial às 14h, havia sido remarcada para às 17h no Moodle. Como é INCABÍVEL FAZER UMA PROVA NA INTERNET, todo o 7º semestre concordou em não fazer a prova Além disso, o regimento interno da faculdade foi quebrado ao se modificar a data da prova com menos de 48h de antecedência.

Não bastando essa demonstração de indignação dos alunos contra a prova estilo “EAD”, a faculdade remarcou algumas provas de hoje, dia 24 de novembro de 2009, para o Moodle e outra para o bairro Pau da Lima, às 14h30. É notório que o Complexo Vida Plena, em Pau da Lima, não tem estrutura e nem segurança para receber os 100 alunos do 3º semestre de uma vez só.


Atitudes da Faculdade:
Hoje foi impedido o acesso dos estudantes inclusive ao Diretório Acadêmico Pirajá da Silva, utilizado também para necessidades mínimas, como ir ao banheiro, beber água e utilizar energia elétrica, uma vez que ontem a faculdade havia trancado todos os acessos a banheiros, bebedouros e outros espaços, como o Social.

Hoje, dia 24/11, a entrada dos funcionários foi proibida (com exceção dos funcionários da portaria), e todos assinaram uma lista com nome e horário de chegada, para garantia dos seus direitos.


Questão dos Documentos do 6º ano:
Tentou-se negociar a entrada da funcionária administrativa Graça, que chegou às 5h30, em troca da liberação do DAPS, mas não aceitamos a proposta uma vez que o acesso ao espaço do DA já é um DIREITO NOSSO. Graça alega que sua entrada é necessária porque precisa imprimir e agilizar os documentos do pessoal do 6º ano e não há como fazer em outro lugar. Não é concebível que a faculdade não disponha de um sistema integrado de dados entre os campus. E se houvesse algum problema com os computadores da administração?

É importante que os estudantes do 6º ano pressionem a REAL responsável pela situação: a faculdade! Além de comparecer, se possível, ao movimento, e expressar suas opiniões.


Participem!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O que vai acontecer amanha?

Galera,
o seguimento da greve foi discutido em Assembléia hoje, 23/11/2009, às 17h, em Nazaré!
Então ficou decidido que:

AMANHÃ, VESTIDOS DE PRETO, MAIS UMA VEZ, AS 5 DA MANHÃ! APENAS OS FUNCIONÁRIOS DA PORTARIA DEVEM ENTRAR, OS OUTROS SERÃO BARRADOS E DEVERÃO ASSINAR UMA LISTA.

REUNIÃO COM MARIA LUIZA COM COMISSÃO FORMADA POR ALUNOS QUE ESTÃO NO MOVIMENTO E MAIS INTEIRADOS DO ASSUNTO, NÃO APENAS MEMBROS DAPS.

AS PAUTAS MINIMAS DA REUNIÃO QUE OCORRERÁ AMANHÃ, AS 17H PELA COMISSAO DE NEGOCIAÇAO:

* aumento zero, planilha de custos detalhada, participação estudantil nos espaços de deliberação, reorganização dos horários de provas sem prejuízos para os alunos, e direito à greve. Ficou decidido que as atividades da greve serão mantidas até o final das negociações.

Início da Greve

GALERA!
Como vocês sabem, hoje nós iniciamos a greve dos estudantes!
Vamos dizer aqui um resumo do que aconteceu hoje, pra todo mundo ficar por dentro...

O QUE ACONTECEU?

Hoje, dia 23 de Novembro, iniciamos a greve no campus de Nazaré. Por volta das seis horas da manhã, os alunos, todos vestidos de preto, começaram o manifesto com faixas e gritos de guerra. Passaram pelo campus cerca de 300 alunos, manifestando-se de forma pacífica, sem atrapalhar a dinâmica do bairro, o trânsito e, principalmente, o Hospital Santa Izabel. Às dez horas, a Rede Bahia compareceu ao local e divulgou nosso movimento no Bahia Meio-Dia.

NOSSAS PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES:

• Planilha de custos detalhada,
• Aumento-zero,
• Participação dos estudantes nos espaços deliberativos,
• Reajuste de salário de professores e funcionários,
• Melhores condições de trabalho para funcionários,
• Melhorias no ensino.


QUAIS FORAM AS RESPOSTAS DA FACULDADE?
• Fecharam informática,
• Fecharam a biblioteca,
• Fecharam o acesso à faculdade, impedindo o acesso dos estudantes aos banheiros e bebedouros,
• Mandaram três seguranças particulares, da empresa Tática, armados, para escoltar dois representantes do movimento para uma conversa “pacífica” com a Diretora Maria Luiza Solliani, idéia recusada imediatamente por nós.


Além disso, propuseram uma reunião amanhã com os representantes do nosso movimento. Então, contamos com a presença de todo mundo pra dar mais força à greve, para que assim a gente alcance nossos objetivos!


Fotos do 1º dia:



sábado, 14 de novembro de 2009

Novos passos

É com imensa satisfação que o Diretório Acadêmico Pirajá da Silva, traz mais um estratégia de comunicação. Aqui será nosso laço diário, mais uma forma de compartilhar atividades, discussões... Nosso meio de estar juntos em todos os lugares. Então, aqui vamos nós!